PASSEIO AO ATIBAIA – Turma do passeio 2M – 2014

REGISTRO DA AULA PASSEIO AO RIO ATIBAIA

  IMAG0147

ONTEM, DIA 12 DE MARÇO DE 2014, A TURMA DO PASSEIO FOI ATÉ O RIO ATIBAIA PARA OBSERVAR O ENTORNO DO RIO E ENTREVISTAR ALGUMAS PESSOAS. A GENTE JÁ TINHA ESTUDADO MUITAS COISAS SOBRE O RIO ATRAVÉS DO JORNAL.

A TURMA DO SÉTIMO ANO TAMBÉM FOI COM A GENTE.

FOMOS TODOS JUNTOS NO ÔNIBUS E QUANDO CHEGAMOS EM SOUSAS O ÔNIBUS ESTACIONOU NA PRACINHA, PERTO DA PONTE. CAMINHAMOS ATÉ A BEIRA DO RIO E FICAMOS OBSERVANDO A SUA ÁGUA BARRENTA. VIMOS ALGUNS PASSARINHOS: BEM-TE-VI, SABIÁ, JURITI. ACHAMOS TAMBÉM UM PÉ DE AMORA, QUE NÃO SABÍAMOS QUE TINHA LÁ.

  IMAG0007 IMAG0010

PERCEBEMOS QUE O LUGAR ESTAVA UM POUCO SUJO E POLUIDO, COM LIXO DO CARNAVAL. TINHA ATÉ UMA GARRAFA DE FLOCOS MALUCOS E MUITOS CONFETES NO CHÃO.

NA PRAÇA TINHA UMA BANCA DE JORNAL E REVISTA. FOMOS ENTREVISTAR O JORNALEIRO. O NOME DELE ERA MÁRCIO E ELE RESPONDEU COM ATENÇÃO TODAS AS NOSSAS PERGUNTAS. DEPOIS APARECEU UM SENHOR QUE TAMBÉM QUIS SER ENTREVISTADO. ELE TEM UMA LOJA DE CABELEREIRO COM A MULHER DELE. O NOME DELE ERA VLADIMIR. ELE CONTOU QUE QUANDO ELE ERA MAIS NOVO ELE PESCAVA NO RIO ATIBAIA. ELE PESCOU LAMBARI E UM DOURADO ENORME, QUE PRECISOU DE DUAS PESSOAS PARA CARREGAR. ELE DISSE QUE O RIO ERA TÃO TRANSPARENTE QUE DAVA ATÉ PARA VER OS PÉS.

IMAG0011  IMAG0014

IMAG0020  IMAG0024

QUANDO ESTÁVAMOS FAZENDO AS ENTREVISTAS APARECEU UM JORNALISTA QUE QUIS ENTREVISTAR ALGUMAS PESSOAS DA NOSSA TURMA. ELE ANOTOU NOSSOS NOMES E O NOME DA ESCOLA CURUMIM. ELE VAI ESCREVER NO JORNAL SOBRE O MOVIMENTO RIO ATIBAIA.

IMAG0019

DEPOIS A GENTE SENTOU EM UM PALCO QUE TINHA NA PRAÇA E COMEMOS O LANCHE QUE O MURILO LEVOU PARA A TURMA. QUANDO ACABAMOS O LANCHE, FOMOS ATÉ A PONTE QUE FICA EM CIMA DO RIO. OLHAMOS TUDO COM OS BINÓCULOS. VIMOS UM PÁSSARO PESCANDO NO RIO, EM CIMA DE UM GALHO. O FRANCISCO VIU UMA COISA QUE PARECIA UMA FATIA DE PÃO DE FORMA, MAS QUANDO OLHAMOS COM O BINÓCULO PERCEBEMOS QUE ERA UM PEDAÇO DE ISOPOR. QUE FEIO! JOGARAM LIXO NA ÁGUA. VIMOS UM LUGAR QUE PARECIA SER IGUAL AO DA FOTO DO JORNAL.

IMAG0039  IMAG0049

  IMAG0051  IMAG0068

MAIS TARDE FOMOS PARA A TRILHA. PARA CHEGAR LÁ, PASSAMOS POR CIMA DE OUTRA PONTE. VIMOS O RIBEIRÃO DAS CABRAS. A ÁGUA ESTAVA CHEIA DE PLANTAS AQUÁTICAS. TINHA TAMBÉM TUBOS DE ESGOTO QUE CAIAM NA ÁGUA.

IMAG0083

NO COMEÇO DA TRILHA VIMOS GALINHAS. ACHAMOS QUE ERAM DA CASA QUE TINHA AO LADO. TINHA MUITA POÇA DE ÁGUA TAMBÉM, PORQUE TINHA CHOVIDO MUITO ANTES DO PASSEIO.

FIZEMOS A TRILHA OBSERVANDO AS PLANTAS AO REDOR. VIMOS VÁRIAS ÁRVORES COM PLACAS COM OS NOMES DELAS. VIMOS UMA ÁRVORE QUE PARECIA QUE ESTAVA NASCENDO FOLHA NO TRONCO. NA VERDADE ERA UMA PLANTA TREPADEIRA QUE ESTAVA CRESCENDO NA ÁRVORE. ACHAMOS MUSGOS TAMBÉM, GRUDADOS NOS TRONCOS DAS ÁRVORES E NAS PEDRAS. NO MEIO DO CAMINHO VIMOS UMAS PEDRAS ENORMES QUE ESTAVAM SE TRANSFORMANDO EM SOLO. VIMOS COGUMELOS ESQUISITOS E TALVEZ VENENOSOS. A TURMA DO 7°ANO DISSE QUE VIU TRÊS ESQUILOS. FOMOS PEGANDO PLANTAS E FOLHAS PARA OBSERVARMOS. ACHAMOS A MARIA-SEM-VERGONHA E OUTRAS FLORES TAMBÉM. O THEO S. ACHOU UM PEDAÇO DE TRONCO COM OUTRA PLANTA ENROSCADA NELA. O PROFESSOR RODOLFO DISSE ERA UM TIPO DE PLANTA VIVA QUE SE ENROSCA EM PLANTAS MORTAS PARA VIVER.

IMAG0089  IMAG0122

CAMINHAMOS BASTANTE. A TRILHA ERA DE MIL METROS, MAS SÓ FOMOS ATÉ SEISCENTOS METROS E JÁ PRECISAMOS VOLTAR. ALGUMAS PESSOAS FICARAM MUITO CANSADAS E COM SEDE, OUTRAS NÃO.

QUANDO ESTÁVAMOS QUASE CHEGANDO NA ESCOLA, VIMOS DE DENTRO DO ÔNIBUS O LUGAR ONDE FICA A NASCENTE DO RIBEIRÃO DAS PEDRAS, QUE É AQUI PERTO DA NOSSA ESCOLA. ERA MUITO BONITO! QUE PENA QUE A GENTE NÃO PODE DESCER DO ÔNIBUS! A GENTE JÁ ESTAVA ATRASADO. TANTO QUE, QUANDO VOLTAMOS PARA A ESCOLA, JÁ ENCONTRAMOS ALGUNS PAIS NA PORTA.

ENFIM, FOI UM PASSEIO DELICIOSO!!!

Categoria: Turma da Manhã

3 Respostas para PASSEIO AO ATIBAIA – Turma do passeio 2M – 2014

  1. Antonio diz:

    É nessa trilha que faço minhas caminhadas matinais… é essa a ponte que atravesso pra pegar meu ônibus… é nessa banca que compro meu jornal… é nessa praça que vejo a vida passar…
    Que legal ler o que olhares externos dizem sobre o lugar em que moro!
    Parabéns à Turma do Passeio!

  2. Andrea diz:

    Diego adorou o passeio, se empolga a cada descoberta!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *